domingo, 18 de março de 2012

Um ano de Tsunami (e não Tiçunami)

Não posso ficar de fora das manifestações em memória da tragédia que assolou o Japão. Foi um terremoto terrível, de 9 pontos na escala Richter, o pior da história do Japão, seguido de Tsunami e vazamento de material nuclear nas usinas deFukushima, o pior desastre desde Chernobyl. Foram mais de 20 mil vidas perdidas!

A região atingida é chamada de Tohoku e compreende o Norte e Nordeste da Ilha de Honshu. Montanhosa e fria, é celeiro do Japão, pois abastece o populoso mercado da capital.

Pouco a pouco o país vai se organizando (digo organizar porque a intenção do Japão, segundo seus próprios representantes, não é reconstruir, mas sim se transformar em um país mais forte e melhor) e a minha homenagem será apresentar algumas das jóias gastronômicas de cada uma das províncias da região atingida, torcendo para que a natureza dê uma trégua.

Mas antes de tudo o mais, preciso dizer algo que está entalado em minha garganta... É "TSUNAMI" e não "TIÇUNAMI"! Depois que alguma anta global apareceu dizendo dessa forma, tem um monte de gente dizendo errado por aí...

Lá vai:
Akita Ken

Kiritampo Nabe
Trata-se de um Nabemono (cozidão) que se caracteriza pelo Tampo, um bolinho feito de arroz mochi. Eles são moldados em forma cilíndrica e colocados para assar em espetos, para só então ser cozidos na panelaem que vão os demais ingredientes, que costumam ser vegetais, cogumelos e a famosa galinha caipira da região, o Hinai.


Shottsuru Nabe
Este prato rivaliza com o Kiritampo Nabe como prato típico de Akita. O Shottsuru é um peixe seco e fermentado da região, que dá o sabor marinho e salgado único deste prato!



Aomori Ken
Ringo
As gigantes e saborosas maçãs de Aomori são as mais famosas do Japão. E, segundo muitos japoneses, a melhor maçã do mundo.


Kuraishigyu
Um dos orgulhos de Aomori é a carne da família Wagyu conhecido como Kuraishigyu. Só de ver a foto ao lado dá para sentir o drama né...


Ichigoni
Ichigo significa morango e ni, cozido, mas não vai fruta nenhuma em sua composição. Esse nome se refere à coloração rósea e avermelhada que vem do ouriço (uni). Recebe ainda Awabi (abalone) e folhas de shiso!


Fukushima Ken
Kozuyu
O Koyuzu é uma sopa com caldo claro que é servido principalmente durante as festividades do ano novo e outras cerimônias. Tem como ingredientes cogumelos, mariscos secos, legumes e konnhaku e é temperada com shoyu, sake e sal.

Nisshin no Sanshozuke
O arenque é conhecido como Nisshin e é muito apreciado no Norte e Nordeste do Japão, onde é pescado com abundância. O Sanshozuke é o modo de preservá-lo, em que, depois de limpo, adiciona-se folhas de pimenta Sansho (conhecido no ocidente como Sechuan Pepper), sal, açúcar, vinagre e Shoyu.

Iwate Ken
Wanko Soba
O Wankosoba é mais uma forma de comer o Soba (macarrão de trigo sarraceno) que propriamente um prato. São servidos em pequenas tigelas, com acompanhamentos diversos cortados pequenos, para serem comidos numa bocada só! São realizadas competições para ver quem come mais em menos tempo!


Sasakamaboko
Trata-se de kamaboko, uma massa de peixe processada, temperada com Mirin (sake doce para cozinha), sal, e açúcar e então moldada em forma de folhas de bambu (Sasa) e grelhadas. Atualmente existem versões recheadas de queijo, carne ou até mesmo uni (ouriço).


Miyagi Ken
Gyutanyaki
Língua bovina fatiada e grelhada na brasa. Com sal e pimenta. Simples assim! É uma iguaria fantástica! Tem uma textura ímpar, não é tão gorda e é saborosíssima!

Maesawagyu
O Maesa é o tipo de wagyu da região de Miyagi. Ao lado do Yonezawa e do Kuraishigyu formam os três melhores tipos da região!

Zundamochi
O Mochi é um bolinho feito com o grudento arroz homônimo. É bastante apreciado na Ásia e no Japão é muito usado para confecção de doces.

O Zundamochi recebe uma camada de edamame (soja verde) cozida e amassada, temperada com açúcar e sal.


Yamagata Ken
Ayu
O Ayu é um peixe de água doce presente em rios e lagos do Norte e Nordeste do Japão. É conhecido pelo seu sabor adocicado e rico, que o fazem ser bastante apreciado em diversas formas como grelhados em brasa, apenas com sal ou em folhas de bambu; secos e salgados; ou ainda preservado em sal (vísceras).


Yonezawagyu
É um dos tipos de Wagyu mais famoso e saboroso do Japão. Bastante marmorizada, sua gordura começa a derreter à temperatura ambiente!





A maior parte desses pratos não são feitos no Brasil, mas em São Paulo todas essas províncias possuem associação de conterrâneos, que fazem festas e confraternizações, onde é possível conhecer melhor os costumes e sabores de cada província. A associação de Iwate, por exemplo, faz competições anuais de Wankosoba!

Vale conhecer e degustar!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário