domingo, 11 de março de 2012

O que beber com... (1): Comida Coreana!

O primeiro post da série "O que beber com..." é um grande desafio! Fazer combinações entre bebidas e a cozinha asiática é um exercício e tanto, pois é bastante difícil! Tudo o que escreverei são sugestões e estou aberto a ouvir e testar qualquer nova ideia!!!

Hoje começo com a nervosa e rica cozinha coreana!

A comida coreana tem como principais características a mistura de sabores e texturas, tendo como principais notas o ardor da pimenta e o adocicado. Costuma ser menos perfumado que outras cozinhas da Ásia, como a tailandesa e a vietnamita, mas é aromática e tem os toques marcantes de óleo de gergelim e da reação de Maillard, como nos churrascos, por exemplo.

Espumantes com certa doçura residual e acidez
marcante se dão bem, e suas borbulhas ajudam a apaziguar a o ardor. Um bom Sekt ou os cada vez melhores espumantes nacionais são minhas sugestões. Indico também brancos refrescantes e pouco alcoólicos, como bons Riesling do Claire Valley ou Sauvignon Blanc de Steleenbosh.

Para os churrascos, tintos leves são bem recebidos, porque em geral essas carnes são temperadas de modo a ficarem adocicadas. Em geral, sugiro que vinhos muito complexos
sejam evitados para combinar com cozinha asiática, pois a grande gama de sabores podem dar resultados ruins, ofuscando um ou outro. Sugiro um Pinot Noir da Patagônia.

Evitar vinhos muito alcoólicos também é uma boa idéia, porque acabam potencializando a sensação de ardor e vice-e-versa.

Tenho a impressão que as cervejas se dão melhores companheiras, por conta da carbonatação. Prefiro cervejas pouco alcoólicas, refrescantes e leves, como uma Pilsner, Hefe Weisbier ou uma Witbier.

O Soju é uma ótima opção! Diferentemente da versão japonesa do destilado, ele é levemente adocicado e, bebido gelado, é certamente uma das melhores combinações para praticamente todos os pratos.

Na minha opinião, tem uma coisa na comida coreana que não combina com nada... As sopas apimentadas e muito quentes, como o Yuk Jang, por exemplo. Muitas vezes são servidas em cumbucas de pedra que as mantém fervendo por muito tempo. Nesse caso, é melhor beber água!

É isso!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário