terça-feira, 27 de março de 2012

Festa de São José na Vila Zelina! (1)


A festa do padroeiro da Igreja de São José da Vila Zelina é uma bela festa com forte vocação
gastronômica. De quase quinze barracas, apenas uma não era dedicada à comilança e bebelança! Outro fato que torna a festa famosa é a participação da comunidade lituana, bastante atuante na Igreja e na região.

Chegamos bem cedo e vimos uma festa belíssima, como as quermesses do interior de antigamente, com famílias inteiras participando, crianças correndo e aquela familiaridade gostosa entre as pessoas que trabalhavam voluntariamente nas barracas e o público visitante. Muita gente levava a comida para viagem, o que era um ótimo sinal...

As barracas eram temáticas, conforme a nacionalidade dos acepipes vendidos. As que mais me chamaram atenção foram a barraca italiana da Fogazza, onde animadas senhoras esticavam a massa uma a uma; a alemã, com seu joelho de porco; e a lituana, uma das mais procuradas!

Logo que cheguei, troquei 50 reais em fichas, que eram as moedas aceitas pelas barracas. Foi mais que suficiente para duas pessoas! Terminamos o tour empanturrados e felizes!

Quando saí, os arredores já começavam a juntar o tipo que prefiro evitar e que todos já devem ter visto por aí: cabelos moicanos espetados e melecados de gel; óculos escuros coloridos na cabeça; correntes de prata (ou algo que parece ser); celular tocando funk alto numa mão e vinho chapinha na outra; rodeados de garotas condizentemente bem vestidas...

Bom... Vamos ao Rango... No próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário